Branding: Entenda porque a marca vale muito e descubra 7 excelentes motivos para fazer branding.
- Marca Que Vendem Mais MQV+
- 9 de dez. de 2024
- 3 min de leitura

Sabe aquela sensação que surge quando você vê um produto ou anúncio de uma marca que você admira? Isso é branding.
Branding é o conjunto de sensações que uma marca gera nos consumidores e admiradores quando está em contato com eles e essas sensações são criadas por tudo o que a marca diz, faz e mostra.
Nós também sentimos essas sensações quando estamos em contato com as pessoas. Cada pessoa que conhecemos tem seus valores próprios, e é com base neles que formamos uma percepção da personalidade de cada uma delas. Gostamos de algumas, de outras, nem tanto. Isso tem haver com conexão de valores.
Portanto, o branding é a personalidade da marca, o conjunto de valores que ela representa para os seus consumidores.
Aqui não estamos falando apenas sobre vender, mas sobre inspirar para a compra, porque as pessoas se conectam emocionalmente com valores e não com produtos.
Quando vemos a Nike, percebemos uma personalidade atlética, vencedora e de alta performance. A Ferrari transmite competitividade, luxo e esportividade. Já a Apple reflete tecnologia, inovação e ousadia.
Embora esses exemplos sejam de marcas mundialmente conhecidas, o mesmo princípio se aplica a todas as empresas, independentemente do porte. Toda empresa gera uma percepção no seu público. Uma oficina mecânica pode ser reconhecida pela pontualidade e qualidade. Uma pizzaria, pela rapidez no atendimento e uso de ingredientes frescos. Um pet shop, pelo cuidado com os animais e pela conveniência.
O importante é que sua marca seja reconhecida por valores coerentes com o que ela entrega, e você precisa comunicar esses valores de forma clara. São eles que conectam as pessoas à sua marca e geram valor.
O branding que realmente funciona é baseado na coerência: entre o que a empresa diz, faz e mostra. Sem esse alinhamento, a marca perde credibilidade e cria uma personalidade controversa e duvidosa. Toda marca tem uma personalidade, que pode ser bem aceita ou não, e isso depende da conexão de valores. Não ter personalidade não é uma opção para nenhuma empresa.
Então se as sensações geradas pela marca definem sua personalidade, precisamos entender como criar as sensações certas para construir a personalidade que queremos para nossa empresa. Sensações são criadas por experiências e a personalidade da marca vai se desenhando na mente do consumidor a cada contato, a cada experiência com a marca.
Marcas fortes não surgem por acaso. Elas planejam as experiências para que sejam positivas e que comuniquem sempre o conjunto de valores que devem representar a marca, ou seja, cada experiência deve reforçar a personalidade.
Investir no fortalecimento da sua marca é vital e aqui seguem 7 excelentes motivos para fazer branding.
Fortalecer o branding da sua empresa vai agregar valor ao seu produto. As pessoas estão dispostas a pagar mais por marcas que considerem melhor.
O branding cria diferenciais de valor para produtos aparentemente iguais. A sua marca forte vai destacar o seu produto dos concorrentes.
A marca é um patrimônio da empresa. Marcas fortes tem valor e podem representar capital em caso de venda ou franquias.
Marcas estão acima dos produtos e serviços. Uma marca forte dá suporte à diversas linhas de negócio que vão utilizar da sua força para se promover.
O resultado do fortalecimento da marca é duradouro. Boas experiências geram conexões emocionais positivas, que perduram mais tempo na memória das pessoas.
A força da marca faz o custo de aquisição do cliente cair. Uma marca admirada precisa de um esforço menor para conquistar e manter clientes.
O branding direciona todas as ações de marketing. O marketing comunica, mas a mensagem certa vem do branding.
Resumindo:
Vimos que o branding é a personalidade da marca, ou seja, seus valores e como ela age.
Também vimos que todas as marcas tem personalidade não importa o porte da empresa.
Vimos que a personalidade da marca se forma a cada experiência oferecida para o consumidor.
Vimos que as experiências precisam estar alinhadas com os valores, com a personalidade da marca.
E que marcas fortes planejam as experiências para o seus consumidores.
Além disso, ainda vimos que branding aumenta o valor do produto e do lucro, cria diferenciais, é patrimônio da empresa, derruba o custo de aquisição de clientes e direciona o marketing.
Espero que você tenha captado a essência do branding e a importância de fortalecer sua marca, principalmente se você tem uma pequena ou uma média empresa. Uma marca bem posicionada é o diferencial competitivo que o sua empresa precisar para sair na frente dos concorrentes.
Se você quer saber como fortalecer sua marca, como fazer branding, tem um post nesse blog com 5 passos essenciais para aumentar o valor da sua marca e vender mais. Acesse o post: https://www.marcasquevendemmais.com.br/post/branding-em-5-passos-guia-pr%C3%A1tico-para-pequenos-e-m%C3%A9dios-empres%C3%A1rios
Marcas fortes, vendem mais!
Pronto para transformar sua marca em um verdadeiro patrimônio? Conheça o treinamento 'Marcas Que Vendem Mais' e aprenda a construir uma identidade de marca forte, que conquista clientes e gera valor.
Comments